Hora do Lazer

Acabe com stress e mau humor. Piadas, brincadeiras, vídeos, animações, charges, charadas, etc. tudo para melhorar o seu dia. Sua noite também.


Página inicial

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro


Compartilhar no Facebook
Carta para a recém-contratada secretária do engenheiro Por Eng. Ênio Padilha
Ah, não! Você arrumou emprego como secretária de um engenheiro!
Não poderia ter evitado? Tudo bem, tudo bem. Não entre em pânico. Este artigo vai dar a você algumas informações importantes sobre como lidar com esse tipo de pessoa (o engenheiro). Quem sabe, no fim, você não acabe até ganhando um aumento!
Tenho aqui algumas coisas que você precisa saber sobre engenheiros e que importam para a sua sobrevivência imediata.
1) Engenheiros são calculistas, meticulosos, detalhistas, sistemáticos e chatos... não necessariamente nesta ordem.
2) Engenheiros aprendem na faculdade (e depois, no exercício da profissão) que é importante acertar de primeira. Eles têm pavor do método da "tentativa e erro". Se esse método fosse praticado na Engenharia, um prédio como o Burj Dubai levaria duzentos anos para ser feito (e custaria vinte vezes mais do que custou, pois ele teria de ser refeito cada vez que uma forma de construir fosse testada - e não desse certo). Na engenharia vale o seguinte: pense primeiro, faça depois. E faça certo de primeira.
Portanto, não faça nada sem pensar bem antes.
3) Você já ouviu falar em René Descartes? (a gente lê Renê Decartes). Bom, ele foi um Filósofo, Físico e Matemático Francês que viveu na primeira metade do século XVII. Ele escreveu um livro "muito importante" chamado O Discurso do Método onde está apresentado o Pensamento Cartesiano.
Então... caso você ainda não saiba, é o seguinte: engenheiros são, essencialmente, Cartesianos. E o que isto significa? Isto significa que engenheiros não acreditam numa coisa só porque todo mundo acredita. Ele precisa de provas! Provas científicas, A + B, essas coisas.
A dúvida é a essencia do método cartesiano. É o chamado Ceticismo Metodológico: Deve-se duvidar de cada idéia que pode ser objeto de dúvida. Os gregos antigos acreditavam que as coisas existem simplesmente porque precisam existir. Descartes não. Ele insistia que "só se pode dizer que existe aquilo que possa ser provado". Os engenheiros adoram Descartes! Portanto, seja cartesiana você também: tenha sempre uma boa explicação para qualquer coisa que você queira fazer ou propor. Por "boa explicação" entenda-se algum tipo de evidência (científica) de que aquilo faz sentido e tem lógica (matemática).
Nada de "assim fica melhor, porque fica mais bonito" ou "melhor fazer assim, porque todo mundo faz assim..." Isso não contará pontos a seu favor. Vai por mim.
4) Em decorrência do que foi visto acima, engenheiros detestam livros e palestrantes de auto-ajuda. Aquele nhem-nhem-nhem de "seja você mesmo" e "a força está dentro de você" não emociona essa gente. Esse pessoal aprendeu, lá no início da faculdade, que pensamento positivo, força de vontade e orações da mamãe não ajudam numa prova de Cálculo ou de Geometria Analítica.
Eles se acostumaram com a idéia de que só se aprende Física por um dos três métodos seguintes: (1) Fazer centenas de exercícios, (2) Fazer centenas de exercícios e (3) Fazer centenas de exercícios! (Esse método, realmente, funciona. Mas quem quiser tentar outros, fique à vontade!).
O que isso significa pra você, que agora é secretária de um engenheiro? Significa que não há problema se ele encontrar qualquer coisa sobre a sua mesa (bilhete do seu namorado, material de maquilagem, ficha de inscrição no sindicato... qualquer coisa). Mas, Deus te livre, moça, de ele ver um livro do Daniel Godri, do Cesar Souza ou de qualquer desses padres ou pastores que escrevem por aí). E nem pense, nunca, em enviar pra ele uma mensagem em Power Point, cheia de frases de efeito e com uma musica suave como fundo. Isso fará você perder muitos pontos com ele
5) Engenheiros não se preocupam em ter escritórios bonitos. (aliás, você já viu um escritório de engenharia que seja bonito?). Por isso dificilmente ele irá tomar a iniciativa de propor qualquer coisa para enfeitar ou tornar mais humano o escritório. Mas ele não vai ligar se você trouxer um vaso com flores e colocar na sua mesa. Não vai ligar se você colocar uma samambaia num canto do escritório. Aliás, acredito que ele não ligaria nem mesmo se você plantasse uma árvore num dos cantos do escritório (mas é melhor não tentar isso).
Para o engenheiro o importante mesmo é que as coisas estejam sempre no lugar onde se espera que elas estejam. É importante que o sistema funcione. Portanto, disciplina parece ser uma qualidade muito apreciada pelos engenheiros em suas secretárias. Acostume-se a guardar as coisas sempre no mesmo lugar e a manter o escritório sempre do mesmo jeito. Não mude o lugar das coisas (aquele vaso ou aquela samambaia deverão ser colocados num lugar onde antes não havia nada. Isso é importante!).
6) Tenha paciência. Nos primeiros meses ele vai tratar você como se você fosse uma incapaz! Ele vai achar que você não sabe nada de nada. Ele é assim mesmo. Mas não é por mal! É que engenheiros dominam algumas áreas do conhecimento humano, como a Matemática a Física a Química, e suas Tecnologias (dominam, por dever de ofício). O problema é que muitos deles pensam que não existe vida inteligente fora das ciências naturais. Pensam que tudo na vida se resolve com física e matemática.
Portanto, se o seu chefe for um engenheiro típico, ele vai demorar a perceber que você tem idéias e que é inteligente e que, muitas vezes, conseguirá resolver problemas que ele mesmo não consegue. Dê tempo ao tempo.
Fora isso, pode-se dizer que engenheiros são, praticamente, pessoas normais. Não se preocupe. Vocês vão se dar bem. Ou não. Só não diga que eu não avisei!
PS(1): Neste artigo as questões de gênero não foram seguidas para não quebrar o ritmo do texto. Por isso engenheiros foram sempre apresentados como homens e a secretária como mulher. Mas você pode fazer a adaptação que for preciso para a sua realidade. Eu mesmo, nesses 25 anos depois de formado, já tive, por três vezes, secretários homens. Muito competentes, por sinal. PS(2): Este artigo contém exageros e generalizações. Não deve ser avaliado com escalímetro, calculadora e dicionário. (mas foi escrito com base nos resultados de pesquisa que eu estou fazendo, desde 2002, sobre as Características Distintivas de Engenheiros e Arquitetos).

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este post:

Criar um link

<< Início