Hora do Lazer

Acabe com stress e mau humor. Piadas, brincadeiras, vídeos, animações, charges, charadas, etc. tudo para melhorar o seu dia. Sua noite também.


Página inicial

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Volvo Ocean Race e informações úteis


Compartilhar no Facebook
Venho acompanhando a Volvo Ocean Race (onde o Torben Grael é o skipper ou comandante do barco Ericsson 4 e o atual líder da competição). Acompanhe também em http://www.volvooceanrace.org.

A velocidade é dada em nós e as distâncias em milhas náuticas. Fiz uma pesquisa por estas informações no big G e encontrei o seguinte: 1 milha náutica (nm ou mn) equivale a 1852 metros. A milha náutica deriva da milha geográfica e corresponde ao valor aproximado de 1' (minuto) de grande círculo, isto é, de um ângulo de 1' medido sobre o equador ou ao longo de um meridiano. Assim, um grau de latitude, quando medido ao longo de uma linha imaginária orientada exatamente na direção norte-sul ou ao longo da linha do equador, corresponde aproximadamente a 60 milhas náuticas. A definição convencional da milha náutica foi adotada em 1929 pela I Conferência Hidrográfica Internacional Extraordinária ("First International Extraordinary Hydrographic Conference"), realizada em Mónaco.

1 nó (knot) é a medida de velocidade marítima e corresponde a uma milha náutica/hora ou seja, 1852 metros/hora. A origem vem da prática utilizada antigamente e que consistia em lançar do barco em movimento, um flutuador amarrado a uma corda. Esta corda continha nós a intervalos regulares e assim, contava-se a quantidade de nós em um determinado período de tempo antes que o flutuador fosse arrastado e obtinha-se desta forma a velocidade.

Não sei como consegui viver até hoje sem estas informações.

Marcadores: , , , , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Links para este post:

Criar um link

<< Início